Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

exit_this_way

exit_this_way

18
Out16

MAAT

"E agora, brevemente, o MAAT. Ainda não fui lá e não pude verificar se é bonito (não devemos acreditar nas fotografias, porque há edifícios fotogénicos que ao vivo desiludem). Mas foi enternecedora a carneirada do dia de abertura, com ameaças de queda de pontes pedonais e tudo isso. Não se tratou de paixão repentina pela arquitetura contemporânea (que eu perceberia, que já fui em peregrinação por alguns países a ver edifícios icónicos), nem de uma atração irresistível ao acervo da EDP. A multidão acorreu como se à inauguração de um centro comercial de estética questionável, provavelmente para nunca mais voltarem.

Não é uma parte do país de súbito conquistado pela arte e pela arquitetura. É um país que nem consegue ir a um museu, essa excentricidade, se não em dias de feira. E que está aos pulos de felicidade a celebrar Guterres. Faz sentido."

http://observador.pt/opiniao/epicamente-saloios/

 

Este fim de semana fui eu ver o MAAT e, não sendo grande fã da Amanda Levete, achei que havia ali espaços interessantes e uma boa integração do edifício no restante contexto.

Gostei, e o resto da multidão que por lá andava também, de "escalar" o edifício, de me sentar a ver a vista sobre o Tejo, ou de me sentar a ver a vista sobre a cidade. Gostei de imaginar que aquelas ervinhas todas vão formar ali em belo green roof (se não morrerem todas), gostei dos azulejos que reflectem a luz do dia, e passei lá um óptimo fim de tarde! 

Isto claro, falando do aspecto arquitectónico, da ocupação do espaço e da interacção com o mesmo... 

Resumindo, não há lá dentro exposição nenhuma digna desse nome e aliás, à entrada, um segurança questionado sobre o facto dizia a uns turistas (foi mesmo assim, ipsis verbis): "aqui vai encontrar poucas artes, mesmo quase nenhumas artes dentro" - ora o senhor não sabia do que estava a falar, mas até tinha razão! Mas isto só serve para mostrar que o que estava escrito no observador é mesmo a verdadinha crua!! 

Esperamos que de futuro isto mude, afinal ainda é recente e além do mais gratuito, portanto pouco é melhor do que nada!

 

Aqui ficam algumas das minhas fotos:

L1080912.JPG

L1080921.JPG

L1080922.JPG

L1080924.JPG

L1080942.JPG

IMG_2519.JPG

IMG_2520.JPG

 

 

 

1 comentário

Comentar post